Avaliação da capacidade de expansão de milho pipoca coletados em estabelecimentos comerciais no Oeste do Paraná
Angélica Cristina de Góis; Ellen Toews Doll Hojo; Celso Gonçalves de Aguiar
Resumo
O milho pipoca é um alimento muito apreciado pelos seus consumidores, ele é o resultado de um processo onde o aquecimento de seus grãos a uma temperatura média de 180°C, resultará na expansão da área dos grãos, isso é chamado de capacidade de expansão (CE). Esse resultado pode ser influenciado por diversos fatores, entre elas a umidade, os danos mecânicos e químicos sofridos pelos grãos durante seu cultivo e, também, a forma de armazenamento. O objetivo desse trabalho foi avaliar a CE de cinco marcas comerciais, disponíveis no mercado. Como delineamento experimental, foi utilizado o delineamento
inteiramente casualisado (DIC) e as marcas avaliadas foram: T1 (Geriba), T2 (Yoki), T3 (Beija-Flor), T4 (Kinino) e T5 (Dasa). Os parâmetros de avaliação foram: índice de capacidade de expansão (ICE), peso de 100 grãos (g), teor de umidade (%) e número de Piruás em mL (PI). A marca Yoki apresentou maior ICE (25,25), já a Kinino apresentou menor índice (18,13). Para o peso de 100 grãos, as marcas Yoki e Beija-Flor, apresentaram o mesmo resultado (19,05). Quanto ao teor de umidade, a Yoki possui um teor menor (14,6) e a Kinino a maior (15,0). O número de Piruás (milho-pipoca que não estoura) das marcas BeijaFlor (10,8), Kinino (8,8) e Geriba (7,0), foram as que apresentaram maior quantidade, quase o dobro das marcas Yoki (4,4) e Dasa (4,9)