Efeito larvicida de óleo essencial de Cymbopogon winterianus Jowitt sobre larvas de Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae)

Toshik Iarley da Silva; Antônio Carlos Leite Alves; Tainá Macêdo dos Santos; William Santana Alves; Johny de Souza Silva; Francisco Roberto Azevedo

  • Toshik Iarley da Silva
  • Antônio Carlos Leite Alves
  • Tainá Macêdo dos Santos
  • William Santana Alves
  • Johny de Souza Silva
  • Francisco Roberto Azevedo
Palavras-chave: Inseticida botânico; toxicidade; capim citronela.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o potencial larvicida de Cymbopogon winterianus em larvas de Aedes aegypti. O bioensaio foi realizado no Laboratório de Entomologia Agrícola da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O óleo essencial foi diluído em solução aquosa de dimetilsulfóxido 2% (DMSO) nas concentrações: 0,00625; 0,012; 0,025; 0,05%. Como tratamento controle utilizou-se água destilada e DMSO 2%. Realizou-se a leitura dos testes com 24 e 48 horas após a exposição das larvas, sendo consideradas mortas aquelas que não reagirem ao estímulo mecânico de uma pipeta de Pasteur. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições por tratamento. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os dados, quando necessário, foram transformados em (X + 1)0,5. A comparação da CL10, CL50 e CL90 dos óleos essenciais foi feita através da análise Probit. A eficiência de mortalidade das larvas foi determinada em porcentagem por meio da fórmula de Abbott. A CL10 foi de 0,005, CL50 foi de 0,012 e a CL90 de 0,030%. O óleo essencial causou 100% de mortalidade nas concentrações acima de 0,05%. Com isso, salienta-se que o óleo essencial de C. winterianus causou efeito tóxico para as larvas de A. aegypti.

Publicado
2021-01-19