Legibilidade de artigos de um periódico nacional na área de melhoramento vegetal

John Silva Porto; Talitta Silva dos Santos Paiva; Cláudio Lúcio Fernandes Amaral; Tiyoko Nair Hojo Rebouças; Ricardo de Andrade Silva

  • John Silva Porto
  • Talitta Silva dos Santos Paiva
  • Cláudio Lúcio Fernandes Amaral
  • Tiyoko Nair Hojo Rebouças
  • Ricardo de Andrade Silva
Palavras-chave: Compreensão; Índice; Textos Científicos

Resumo

Entre as bases de dados com acesso disponível existem várias publicações com complexa leitura e compreensão, devido à utilização de vocabulário formal. A legibilidade de um artigo está relacionada ao tipo de linguagem utilizada pelo autor. Artigos com vocabulário de fácil entendimento têm maior grau de legibilidade, podem ser compreendidos por acadêmicos e não acadêmicos, resultando em maior número de acessos e, por consequência, com maiores chances de serem citados em outras publicações. O objetivo deste trabalho foi avaliar os índices de legibilidade de artigos da Revista Horticultura Brasileira na Área de Melhoramento Vegetal, bem como comparar com a legibilidade de resumos enviados para o Congresso de Horticultura e Comunicados Técnicos emitidas pela Embrapa Hortaliça. Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2003 a 2012 disponíveis nas bases de dados científicas:Scielo, Portal Capes e no site da própria revista. Utilizou-se a ferramenta do editor Microsoft Word 2007 para obtenção do Índice Facilidade de Leitura Flesch – FLF e Índice de Legibilidade de Flesch-Kincaid em Anos de Escolaridade – FK para textos escritos em inglês. Já para textos na língua portuguesa, foi utilizado o programa TextMeter, ajustado para medir os índices corretamente implementados em língua nativa. Para leitura dos comunicados técnicos e resumos expandidos, observou-se que o valor médio da dispersão dos dados para a FLF e FK foi menor em relação aos artigos, indicando de forma geral, textos mais difíceis, com nível de instrução para acadêmicos.

Publicado
2020-12-17