Aplicação de extrato de algas em alface
Adilson Cecato; Gláucia Cristina Moreira
Resumo
O presente trabalho foi realizado na Fazenda Escola da Faculdade Assis Gurgacz – FAG, localizada no município de Cascavel – PR, e teve como objetivo avaliar a resposta da alface a aplicação de extrato de algas via foliar. O delineamento empregado foi em blocos casualizados, com 5 tratamentos e 5 repetições, totalizando 25 parcelas com 6 plantas úteis por parcela. O experimento foi constituindo dos seguintes tratamentos: T1 (Testemunha), T2 (imersão de raiz em extrato de algas no transplante), T3 (imersão de raiz no transplante e 2 aplicações na dosagem recomendada de 2Lha-1 de extrato de algas via foliar aos 14 e 21
DAT), T4 (imersão de raiz no transplante e aplicações na dosagem recomendada de 2Lha-1 de extrato de algas via foliar aos 14 DAT), T5 (2 aplicações na dosagem recomendada de 2Lha-1 de extrato de algas via foliar aos 14 e aos 21 DAT). Os parâmetros analisados foram: comprimento de raiz (cm), massa seca e massa fresca (g) da parte aérea e número de folhas por planta. As médias foram comparadas pela análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade através do programa estatístico Sisvar. Verificou-se que a aplicação de extrato de alga em imersão de raiz no transplante e aplicações aéreas aos 14 e 21 (DAT)
proporcionaram aumento significativo de raiz, massa fresca, massa seca e número de folhas, diferindo dos demais tratamentos.