Influência do comprimento da estaca e presença de folhas no enraizamento e desenvolvimento de mudas de guaco (Mikania glomerata Spreng.)

  • Claudia Tatiana Araujo da Cruz Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • André Luís Sagiorato Marcon
Palavras-chave: estaquia, produção de plantas medicinais propagação vegetativa, desenvolvimento de mudas

Resumo

Devido ao reconhecido potencial medicinal do guaco (Mikania glomerata Spreng.), o presente trabalho objetivou avaliar a propagação vegetativa por estaquia, considerando o efeito do comprimento da estaca e da presença de folhas sobre o enraizamento e o desenvolvimento inicial das mudas. Estacas herbáceas foram confeccionadas com 5, 10, 15 e 20 cm de comprimento, mantidas com duas folhas inteiras, duas folhas cortadas ou ausência de folhas. O material foi plantado em recipientes de 180 mL, contendo vermiculita como substrato, e mantido em casa de vegetação (22 ± 2 ºC). Após 60 dias, verificou-se que as melhores porcentagens de enraizamento ocorreram em estacas de 5 cm com folhas inteiras (67,5%) ou cortadas (65,0%). O número e o comprimento das raízes também foram superiores nas estacas de 5 e 10 cm com folhas inteiras, bem como em estacas de 5 cm com folhas cortadas. Em contrapartida, as maiores taxas de mortalidade foram observadas em estacas sem folhas ou em estacas longas (15 e 20 cm) com folhas cortadas, variando de 35 a 55%. Observou-se ainda que estacas de com folhas apresentaram maior biomassa acumulada, contribuindo para o vigor das mudas. Conclui-se que a produção de mudas de guaco via estaquia apresenta maior eficiência de enraizamento quando se utilizam estacas com folhas inteiras ou cortadas, com melhor desenvolvimento para as estacas de 5 cm de comprimento.

Biografia do Autor

André Luís Sagiorato Marcon

Pós Graduado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Univerdidade Estadual do Oeste do Paraná (2009-2010)., Graduado em Ciências Biológicas com Ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2006). , Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Dom Bosco (2008-2010) 

Publicado
2025-12-11