Diferentes associações de fungicidas visando controle de mancha alvo (Corynespora cassiicola) na cultura da soja em Lucas do Rio Verde

  • Antonio Wilson e Silva Lima Universidade La Salle - Unilasalle Lucas
  • Rogerio Paulo Tovo Universidade La Salle - Unilasalle Lucas https://orcid.org/0009-0009-0820-153X
  • Thiago Alves Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Oziane Paula Cabral Universidade La Salle - Unilasalle Lucas https://orcid.org/0009-0004-8437-7872
  • Tiana Neis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Fitopatologia, Glycine max, Manejo de doenças, Fitopatometria, Agroquímicos

Resumo

A soja representa uma das principais culturas de importância econômica no mundo, no Brasil, e especialmente no Mato Grosso, sendo matéria-prima para alimentação humana e animal, além da produção de biocombustíveis. O cultivo da soja encontra-se sujeito ao ataque de vários microrganismos patogênicos, um dos maiores problemas é com o Corynespora cassiicola, agente etiológico da Mancha alvo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar formas de manejo de fungicidas no controle da Mancha alvo na cultura da soja em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. O experimento foi conduzido na Fundação Rio Verde na safra 2023/24, utilizando a cultivar Olimpo e delineamento blocos ao acaso com 4 repetições, compostos por 6 manejos químicos diferentes de fungicidas. Avaliou-se as injurias causadas pela mancha alvo aos 7 e 14 dias após cada aplicação e 21 dias na última aplicação, produtividade, percentual de grãos avariados e massa de mil grãos. O nível de severidade foi influenciado pelos tratamentos, onde os fungicidas reduziram a severidade da doença, não diferindo entre si. O mesmo resultado foi observado para grãos avariados, produtividade e a massa de grãos. As condições climáticas não favoreceram o desenvolvimento da doença. Conclui-se que o manejo fitossanitário é fundamental para garantir o potencial produtivo das lavouras, considerando o potencial de dano das doenças.

Biografia do Autor

Antonio Wilson e Silva Lima, Universidade La Salle - Unilasalle Lucas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade La Salle em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso (2025).

Rogerio Paulo Tovo, Universidade La Salle - Unilasalle Lucas

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1989) e mestrado em Biociência Animal - UNIC KROTON (2021). Atualmente é professor educação superior - UniLaSalle Lucas do Rio Verde MT e médico veterinário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Produção de Suínos Vivos, atuando principalmente nos seguintes temas: terminação intensiva de bovinos à pasto, propriedade rural, precificação legal,, grupo gerador, suínos, cerrado e integração lavoura e pecuária.

Thiago Alves Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduado em Ciências Biológicas - licenciatura pelo Centro Universitário de Lavras em 2011,trabalho de conclusão de curso elaborado sobre Leucoptera coffeella (Bicho-mineiro-do-cafeeiro); Bolsista de iniciação científica da FAPEMIG vinculado a EPAMIG desenvolvendo trabalhos com Bicho-mineiro-do-cafeeiro e seus inimigos naturais e atuando também com outras pragas em culturas expressivas da região do Sul Minas Gerais. Mestre em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras no ano de 2014, tendo desenvolvido projeto de pesquisa com ácaros edáficos em solo cafeeiro. Desde 2014 atuando como assistente técnico de pesquisa e desenvolvimento pela DuPont. Atualmente cursando Agronomia na Universidade Vale do Rio Verde. Tenho experiência na área de Entomologia, atuando principalmente no seguinte áreas: controle biológico, controle químico, acarologia, manejo integrado de pragas e pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Oziane Paula Cabral, Universidade La Salle - Unilasalle Lucas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade La Salle em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso (2024).

Tiana Neis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019).

Publicado
2025-12-11