Programa Itaipu Parquetec: extensão universitária como vetor para a sustentabilidade territorial
Resumo
A sustentabilidade territorial constitui um desafio contemporâneo, especialmente ao integrar comunidades tradicionais e ações acadêmicas. Este artigo analisa criticamente o Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial, promovido pela Itaipu Parquetec, enfatizando o papel da extensão universitária no desenvolvimento sustentável em escala territorial e a implementação prática de uma estratégia de compostagem de resíduos orgânicos aliada à educação ambiental intercultural com povos indígenas. A metodologia é qualitativa, baseada em pesquisa-ação participativa envolvendo a comunidade indígena da Aldeia Porto Lindo, instituições de ensino superior e parceiros locais. O programa articula saberes tradicionais e acadêmicos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Abrange temas como educação ambiental, gestão de recursos naturais, agricultura familiar, energias alternativas, gestão de resíduos sólidos e inclusão social, promovendo colaboração entre 16 instituições públicas de ensino superior. Destaca-se o projeto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Mundo Novo, que implementa compostagem de resíduos orgânicos na Aldeia Porto Lindo, valorizando a agricultura familiar indígena. Este projeto inclui uma cartilha bilíngue traduzida para o dialeto Nhandeva, respeitando especificidades culturais e promovendo inclusão social e linguística. A experiência evidencia o potencial transformador da extensão universitária como prática educativa, intercultural e promotora da justiça socioambiental. Os desafios envolvem adaptação cultural e logística, além da construção de redes colaborativas. Contudo, o programa oferece oportunidades para fortalecer o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a diversidade cultural, a curricularização da extensão e a participação comunitária, configurando-se como política pública exemplar para territórios justos e resilientes.